Como já vimos atrás com a Op."Tridente" confirmou-se a existência dos COMANDOS, e mais, a sua necessidade absoluta. Assim, lançou-se a ideia de um Centro de Instrução de Comandos: onde seria, como se arranjariam os efectivos necessários e como tudo se iria processar.
Surgiram entretanto, vindos do 1º GRUPO de COMANDOS, três (3) outros GRUPOS que se denominaram: "CAMALEÕES", "FANTASMAS" e "PANTERAS" que foram executando Operações que só acabariam com o início do Curso da segunda leva de COMANDOS.
Pois de executores passaram a instrutores.
Vamos pois, aproveitar a oportunidade para dar a conhecer, a seguir, o que eles fizeram.
Queremos desde já informar que a designação dos Grupos se fará, sempre, por ordem alfabética para evitar qualquer espécie de melindre.
Mas enquanto os novos Grupos andavam pelo Mato em Operações, o Estado Maior do Comando Chefe da Guiné andava a organizar as NORMAS para o novo CENTRO de INSTRUÇÃO de COMANDOS da GUINÉ, futuramente mais conhecido pelo CICG, ou seja, a sigla que a letra iniciais do Centro dão origem.
Em despacho informativo 10/63 de 12.12.63, salientando os seguintes, e principais aspectos para a orientação da questão "COMANDOS";
-- considera vantajoso o funcionamento do CICG em Brá como CENTRO de FORMAÇÃO de COMANDOS.
-- propõe que a instrução se organize em três (3) Fases, a saber:
-- considera vantajoso o funcionamento do CICG em Brá como CENTRO de FORMAÇÃO de COMANDOS.
-- propõe que a instrução se organize em três (3) Fases, a saber:
- a 1ª fase compreenderia o recrutamento e preparação de instrutores e a pré-selacção dos Quadros necessários ao enquadramento dos Grupos.
- a 2ª fase englobaria a incorporação, instrução e selecção dos Quadros e pré-selecção das Praças que constituirão os Grupos
- a 3ª fase visaria a incorporação, instrução e selecção das Praças que constituirão os Grupos e a instrução operacional com enquadramento complecto.
-- sugere que os instrutores e monitores, durante o tempo de duração da instrução, não devem ser empenhados na Actividade Operacional me deverão ficar a prestar serviço no CI.
Estava, pois, montada e idealizada toda a Orgânica dos Novos COMANDOS.