ENCONTRO NACIONAL DOS COMANDOS DA GUINÉ – 1964 / 66

COMANDOS GUINÉ - 45 ANOS DEPOIS


ALMOÇO DE CONFATERNIZAÇÃO EM 19/06/2011


CAMARADAS, VAMOS FECHAR AS COMEMORAÇÕES DO NOSSO REGRESSO DA GUINÉ, FAZ ESTE ANO 45 ANOS, PARA OS ÚLTIMOS QUE DE LÁ VIERAM.

PERGUNTARAM ALGUNS DE VÓS, MAS TANTO TEMPO A COMUMERORAR?

É VERDADE, DESDE 2010 a 2011, EM QUE SE COMEMORAM OS NOSSOS REGRESSOS À 45 ANOS.

VAMOS POIS JUNTARMO-NOS NOVAMENTE NUM ALMOÇO-CONVÍVIO EM TORRES VEDRAS.

LOCAL E DATA:

"RESTAURANTE "OS SEVERIANOS"

A

19 DE JUNHO DE 2011

PELAS

11:30 HORAS

TRAZEI A FAMÍLIA





IDES RECEBER TODAS AS INDICAÇÕES ATRAVÉS DE CARTA QUE VOS SERÁ ENVIADA PELO CORREIO.

PARA MIM, PARA TI OU PARA ALGUM DE NÓS PODE SER A ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA ESTARMOS JUNTOS. POR ISSO VEM PASSAR UMAS HORAS DE SÃO E SALUTAR CONVÍVIO CONNOSCO.


ESTE ANO VAMOS TENTAR LEMBRAR OS NOSSOS ANTIGOS HERÓIS QUE AS CHEFIAS MILITARES TÃO COBARDEMENTE ABANDONARAM À SUA SORTE, E QUE OS NOSSOS GOVERNANTES NADA FIZERAM PARA MINORAR TUDO PORQUE PASSARAM. POIS, FORAM ESTES BRAVOS DO PELOTÃO QUE DEFENDERAM OS SEUS INTERESSES.

VAMOS TAMBÉM LEMBRAR OS NOSSOS SOLDADOS NATURAIS DA GUINÉ, QUE AO NOSSO LADO LUTARAM E QUE TÃO COBARDEMENTE FORAM ABANDONADOS NA HORA DA DESPEDIDA PELAS CHEFIAS MILITARES.

POR TUDO ISTO VINDE À NOSSA CONCENTRAÇÃO EM TORRES VEDRAS - RESTAURANTE "OS SEVERIANOS" .

" QUERER É PODER "

===//===//===

HINO DOS COMANDOS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

G.C.G. - A0020: OS GRUPOS QUE SE FORMARAM A SEGUIR À OP."COMO"


Como já vimos atrás com a Op."Tridente" confirmou-se a existência dos COMANDOS, e mais, a sua necessidade absoluta. Assim, lançou-se  a ideia de um Centro de Instrução de Comandos: onde seria, como se arranjariam os efectivos necessários e como tudo se iria processar.

Surgiram entretanto, vindos do 1º GRUPO de COMANDOS, três (3) outros GRUPOS que se denominaram: "CAMALEÕES", "FANTASMAS" e "PANTERAS" que foram executando Operações que só acabariam com o início do Curso da segunda leva de COMANDOS.
Pois de executores passaram a instrutores.
Vamos pois, aproveitar a oportunidade para dar a conhecer, a seguir, o que eles fizeram.

Queremos desde já informar que a designação dos Grupos se fará, sempre, por ordem alfabética para evitar qualquer espécie de melindre.

Mas enquanto os novos Grupos andavam pelo Mato em Operações, o Estado Maior do Comando Chefe da Guiné andava a organizar as NORMAS para o novo CENTRO de INSTRUÇÃO de COMANDOS da GUINÉ, futuramente mais conhecido pelo CICG, ou seja, a sigla que a letra iniciais do Centro dão origem.
Em despacho informativo 10/63 de 12.12.63, salientando os seguintes, e principais aspectos para a orientação da questão "COMANDOS";

-- considera vantajoso o funcionamento do CICG em Brá como CENTRO de FORMAÇÃO de COMANDOS.
-- propõe que a instrução se organize em três (3) Fases, a saber:
  1. a 1ª fase compreenderia o recrutamento e preparação de instrutores e a pré-selacção dos Quadros necessários ao enquadramento dos Grupos.
  2. a 2ª fase englobaria a incorporação, instrução e selecção dos Quadros e pré-selecção das Praças que constituirão os Grupos
  3. a 3ª fase visaria a incorporação, instrução e selecção das Praças que constituirão os Grupos e a instrução operacional com enquadramento complecto.
-- propõe igualmente o início e a duração das fases e o número adquado de Grupos a formar (4 a 8 grupos)
-- sugere que os instrutores e monitores, durante o tempo de duração da instrução, não devem ser empenhados na Actividade Operacional me deverão ficar a prestar serviço no CI.

Estava, pois, montada e idealizada toda a Orgânica dos Novos COMANDOS.