A CRIAÇÃO DO QUARTEL E CENTRO DE INSTRUÇÃO DE COMANDOS EM BRÁ :
Tinha-se de arranjar um local apropriado para a Instrução dos Novos Comandos e que ao mesmo tempo service para futuro, isto é, que os comandos que iam nascer tivessem onde ficar.
Claro, que tudo isto trazia muitas responsabilidades quer no aspecto logistico, quer no aspecto formal. Mas, como tudo na vida o que é necessário é ter espirito de corpo e muita vontade: eis, que nasceu uma luz ao fundo do Tunel. O QUARTELAMENTO EM BRÁ?
Perguntaram os conhecedores da matéria.
Por que o Aquartelamento de Brá, servia até à altura como Depósito Geral de Adidos, isto é, era um quartel que estando no início da sua montagem servia para albergar, durante curtos espaços de tempo, Unidade Militares que chegadas da Metrópole se praparavam para seguir os seus destinos nos diversos pontos da Guiné.
Além disso, era Unidade Militar que se situava a cerca de quatro km. de Bissau (Capital da Guiné), perto do aeródromo e Aeroporto de Bissalanca e no eixo Bissau-Mansoa e muito próximo do Hospital Militar, que se situava entre Bissau e o Aquartelamento de Brá; havia um pequeno inconveniente, pois tinha sido indicado como óptimo, o isolamento dos COMANDOS da restante Tropa; mas, por outro lado tinha várias vantagens e a principal era a de que como residentes havia um Comando de Batalhão e uma Companhia de Comando e Serviços, o que ia facilitar a parte logistica da questão.
Inicialmente foi cedidas sómente duas (2) Casernas e respectivas arrecadações, mas com o tempo e a boa vontade dos Homens o espaço foi aumentado, até por que foram sendo efectuados novos Edifícios.
Assim, foi decidido aceitar e o AQUARTELAMENTO DE BRÁ, passou a chamar-se "Aquartelamento de Brá - CENTRO DE INSTRUÇÃO DE COMANDOS", cuja actividade teve início oficialmente em 23 de Julho de 1964, sob o comando do Major de Infataria "COMANDO" António Dias Machado Correia Dinis.
Mas já antes, em 29 de Abril, na Sala de Operações do QG/CTIG, realizara-se a cerimónia oficial de imposição de crachás "COMANDO" ao então Director do CENTRO DE INSTRUÇÃO, Major Correia Dinis e aos OFICIAIS, SARGENTOS e PRAÇAS do "GRUPO DE COMANDOS" que tinham estado em Angola e aos que participaram na OPERAÇÂO "TRIDENTE".
A 28 de Agosto de 1964 visitaram oficialmente o auqartelamento de Bráos Comandantes-Chefe e Militar respectivamente Brigadeiros, Arnaldo Schulz e Sá Carneiro com a finalidade de assistirem ao funcionamento do CENTRO DE INSTRUÇÃO DE COMANDOS.
ASSIM, NASCEU O NOSSO
CENTRO DE INSTRUÇÃO DE COMANDOS
DA
GUINÉ