ENCONTRO NACIONAL DOS COMANDOS DA GUINÉ – 1964 / 66
COMANDOS GUINÉ - 45 ANOS DEPOIS
ALMOÇO DE CONFATERNIZAÇÃO EM 19/06/2011
CAMARADAS, VAMOS FECHAR AS COMEMORAÇÕES DO NOSSO REGRESSO DA GUINÉ, FAZ ESTE ANO 45 ANOS, PARA OS ÚLTIMOS QUE DE LÁ VIERAM.
PERGUNTARAM ALGUNS DE VÓS, MAS TANTO TEMPO A COMUMERORAR?
É VERDADE, DESDE 2010 a 2011, EM QUE SE COMEMORAM OS NOSSOS REGRESSOS À 45 ANOS.
VAMOS POIS JUNTARMO-NOS NOVAMENTE NUM ALMOÇO-CONVÍVIO EM TORRES VEDRAS.
LOCAL E DATA:
"RESTAURANTE "OS SEVERIANOS"
A
19 DE JUNHO DE 2011
PELAS
11:30 HORAS
TRAZEI A FAMÍLIA
IDES RECEBER TODAS AS INDICAÇÕES ATRAVÉS DE CARTA QUE VOS SERÁ ENVIADA PELO CORREIO.
PARA MIM, PARA TI OU PARA ALGUM DE NÓS PODE SER A ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA ESTARMOS JUNTOS. POR ISSO VEM PASSAR UMAS HORAS DE SÃO E SALUTAR CONVÍVIO CONNOSCO.
ESTE ANO VAMOS TENTAR LEMBRAR OS NOSSOS ANTIGOS HERÓIS QUE AS CHEFIAS MILITARES TÃO COBARDEMENTE ABANDONARAM À SUA SORTE, E QUE OS NOSSOS GOVERNANTES NADA FIZERAM PARA MINORAR TUDO PORQUE PASSARAM. POIS, FORAM ESTES BRAVOS DO PELOTÃO QUE DEFENDERAM OS SEUS INTERESSES.
VAMOS TAMBÉM LEMBRAR OS NOSSOS SOLDADOS NATURAIS DA GUINÉ, QUE AO NOSSO LADO LUTARAM E QUE TÃO COBARDEMENTE FORAM ABANDONADOS NA HORA DA DESPEDIDA PELAS CHEFIAS MILITARES.
POR TUDO ISTO VINDE À NOSSA CONCENTRAÇÃO EM TORRES VEDRAS - RESTAURANTE "OS SEVERIANOS" .
Antes de mais quero aqui deixar um grande abraço ao meu CAMARADA e grande AMIGO do tempos de luta, Amadú Bailo Djaló, pois como grande CENTURIÃO que foi merece o nosso reconhecimento. Para ti Amadú do teu CAMARADA de LUTA.
É com a maior satisfação e carinho que informo todos os Camaradas e Amigos que já podem comprar o Livro " Guineense, Comando, Português" que nos narra o que foi a Vida deste Patriota PORTUGUÊS.
Pode ser adquirido em Lisboa:
Na sede da Associação de Comandos (telef:21353837 3) ou enviado à cobrança, acrescendo ao valor do li-vro (25,00 €), e os custos dos portes postais.
Também está à venda, para já, nas livrarias:
. Livraria Bulhosa - Campo Grande, 10 - B, em Lisboa
. Livraria Gupi - R. Luís de Camões, 40 - A, em Algés
GUINEENSE,COMANDO,PORTUGUÊS
Destes Bravos não se lembra a nossa Pátria
AMADU BAILO DJALÓ
Natural da GUINÉ, hoje, GUINÉ-BISSAU defendeu sempre a sua Pátria Portuguesa.
Comando, foi integrado no GRUPO "FANTASMAS" e mais tarde quando este acabou passou a fazer parte do GRUPO "OS CENTURIÕES"
Foi dos que teve a sorte de poder vir para cá, pois caso contrário, hoje, já não devia existir.
Como Autor deste BLOG e como grande amigo deste HOMEM, com "H" muito grande. Aqui quero deixar bem expressa a nossa velha amizade e cumplicidade que nem quarenta e tal anos deixaram esfriar.
COMANDOS, lá estaremos, nas "Caves Manuelinas", do Museu Militar, no dia15 de Abril, pelas 18H00 para a apresentação do seu TESTEMUNHO.
O Alf. Mil. Luís Rainha depois do C.O.M. em Mafra.
Fez um estágio de Educação Física Militar e frequentou com aproveitamento o Curso de Op Especiais,Oficial Miliciano de Infantaria, Ranger, Operações Especiais,Oficial Miliciano Comando. Colocado no Regimento de Cavalaria 7, em Lisboa.
Foi incorporado no BCAV 705/CCAV 704 e mobilizado para a Guiné.
Os primeiros meses passou-os na CCAV 704 e os restantes nos Comandos do CTIG, onde formou o GRUPO " CENTURIÕES".
Foi formado pelos então Major Monteiro Dinis, Cap Nuno Rubim, Alfs Mil Justino Godinho, Pombo dos Santos e Maurício Saraiva, Sargento Mário Dias e Furriel Miranda (participantes na Op. Tridente, com excepção dos dois primeiros) e foi contemporâneo dos Alfs. António Vilaça, Neves da Silva, Vítor Caldeira, V. Briote e do então Cap Garcia Leandro.
Foram-lhe atribuídos dois louvores, um ao serviço do BCAV 705 e outro ao serviço dos Comandos do CTIG atribuído pelo Comandante Militar da Guiné.
Mais tarde foi condecorado com a Cruz de Guerra de 2.ª Classe.
Júlio Abreu, Fundador, Co-Administrador e Co-Editor
Júlio Abreu
Data de Nascimento: 30 Julho 1942
Signo: Leao
Em Maio de 1963 foi colocado na Escola Militar de Electromecanica para tirar o curso de Radiomontador. Depoi do curso foi colocado no R.I.2 em Abrantes, tendo sido mobilizado em rendicao individual para o Bat.Cac.506 estacionado em Bafata, Cheguou à Guiné em 17-1-1964, Pouco tempo depois foi transferido para as Oficinas Gerais do Batalhão de Transmissoes no Quartel General em Bissau. Mas devido ao seu espirito de aventura, resolve oferecer-se para os primeiros grupos de Comandos que se iriam formar na Guine. Frequentou o Curso de Comandos tendo sido destinado ao Grupo Centurioes do Alf. Rainha, tendo sido nomeado chefe da 2 Equipa deste Grupo de Comandos. Quando terminou a comissao de serviço, resolve ficar na Guine, como tecnico de radio. Prestou assistência nos C.T.T. as comunicações U.H.F para os telefones no interior da Guine, tendo-me deslocado com frequencia a Mansoa, Bafata, Baambadinca e Bijagos. Ao fim de uns anos resolve voltar a Portugal Continental, tendo trabalhado para o representante em Portugal da J.V.C. e Ferguson. No entanto como depois do avontade da vida livre da Guine, nao me sentia bem em Portugal resolve emigrar para a Holanda aonde ainda se encontra tendo trabalhado como Tec.Electrónica durante 38 anos na Companhia de Aviacao Holandesa K.L.M. da qual estou presentemente reformado.
João Parreira, Fundador, Co-Administrador e Co-Editor
João Parreira
O João Parreira é lisboeta genuíno, nasceu em Alcântara. Antes ainda de ir para a tropa, em 2 de Dezembro de 1961, ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
.
Prestou o Serviço Militar entre 9 de Agosto de 1963 e 19 de Agosto de 1966.
.
Estando colocado no BCaç. 8 em Elvas foi selecionado para frequentar o Curso de Operações Especiais.
.
Assim, e para esse efeito fez um estágio no C.M.E.F.E.D. ( Centro Militar de Educação Fisica e Desporto) em Mafra (ficando instalado não no Quartel, mas sim no Convento de Mafra) de 30 de Março a 3 de Maio de 1964.
.
Tendo ficado apurado recebeu ordem para se apresentar no C.I.O.E. (Centro de Instrução de Operações Especiais) em Penude (Lamego), onde frequentou o 3º Curso, C-24 que decorreu a 4 de Maio a 7 de Junho de 1964, tendo tirado o Curso com aproveitamento.
.
Acabado o Curso foi incorporado na Companhiade Artilharia 730 do BArt 733. Fez a Comissão na Guiné de 8 de Outubro de 1964 a 14 de Agosto de 1966, primeiro na CArt 730/BArt 733.
.
Foi ferido em 9 de Janeiro de 1965, numa Operação à Base de Bafantandem, na Zona do Cancongo. Depois, foi para os "Comandos Fantasmas" do Cap. Saraiva.
.
Foi outra vez ferido em 20 de Abril de 1965 na "Operação Açor", nas Tabancas de Portugal, na Zona do Incassol.
.
E como não há duas sem três, voltou a sê-lo em Maio de 1965 na "Operação CIAO" em Catungo, Cacine, mesmo ao lado do Morais, que morreu logo ali, com o João Parreira a olhar para ele, sem nada poder fazer.
.
Regressou ao MNE em Setembro de 1966. Com saudades de África, foi para o Consulado Geral de Portugal em Salisbúria, para a Rodésia em 23 de Dezembro de 1966.
.
A sua vida restante foi toda feita ao Serviço do Governo Português e como tal, passou ainda pelas Embaixadas de Salisburia na Rodésia, Blantyre no Malawi, Londres na Inglaterra, Lusaka na Zâmbia e por HARARE no Zimbadbwe.
.
Em Agosto de 1994, outra vez em Lisboa, no MNE.
.
E medalhas, João?
.
Da Guiné, as que tenho trago-as comigo, estão aqui, no corpo.
.
Pelo meu Trabalho no MNE, o Presidente da Repùblica espetou-me no peito a Ordem do Infante D. Henrique, que está guardada num estojo, em minha casa.
COMANDOS – GUINÉ - 1963/1966
>>>>>>>>>>-- TITULOS DO BLOG --<<<<<<<<<<<
NÚMERO DE VISITANTES ON-LINE
TOTAL DE VISITANTES
!>
COLABORADORES
Aqui estarão representados todos aqueles que de qualquer forma, possam ter contribuido para montagem e manutenção deste BLOG:
P - 1º ENCONTRO PORTUGAL / GUINÉ-BISSAU
-
*A Tabanca Pequena ONGD e a Associação EducÁfrica ONGD ambas envolvidas em
ações de apoio ao desenvolvimento das populações da Guiné-Bissau tomaram a
i...
Vinhos Verdes
-
Exceptuando o vinho do Porto e da Madeira, os vinhos verdes são os mais
personalizados vinhos de Portugal. Não se encontra em parte alguma algo ...
Há 14 anos
Marcadores de ITENS. (Servem para procurar assuntos dentro do Blogue. É só clicar sobre eles).